quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

L'Herbe Folle no Contagiarte

Ontem a pequena sala do Contagiarte encheu-se para um grande concerto - L'Herbe Folle - muito bom! Eu não os conhecia, ouvira apenas um cheirinho das músicas no site de grupo que me tinha agradado. São franceses e tocam... acústico, alternativo, jazz - com anuncia o MySpace.

Nas guitarras a expressividade, nos baixos a descontração, nos sopros a critividade, nas percussões a energia e em todas as vozes uma alegria contagiante. Todos juntos com um harmonia deliciosa e divertida.

Chama a atenção a baterista que, no meio dos três homens, assume o papel de faz tudo, saltando de instrumento para instrumento, sem nunca descurar a presença da voz - isto salta à vista, face ao papel habitual de vocalista da mulher no meio de um grupo de homens.

Voltando ao concerto... muito, muito bom! Tocaram duas horas para uma plateia comprimida no espaço que absorveu cada momento, não deixando de se manifestar num reflexo natural da entrega divertida e profisional vinda do "palco". "Terminado" o concerto, regressaram para mais duas ou três músicas, com o público já em pé a libertar a vontade de mexer, de dançar, de saltar. Fecharam a capella, com a plateia novamente sentada num respeitoso silêncio a acalmar o espírito e a interiorizar aquilo que foi um grande concerto!





Depois do Maus Hábitos, do Pinguim e do Contagiarte, antes de partirem para Espanha, tocam mais uma vez no Porto: hoje às 23h30 no Microponto [R. Alegria].

Nenhum comentário: