sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A lenda Ð Martim Regos

Autor: Pedro Canais
Data: 2004
Língua: Português
Romance

Este livro, escrito no mesmo estilo da Peregrinação de Fernão de Mendes Pinto (demora um bocado a habituar a leitura), relata as aventuras de uma vida de um Ribatejano que foge, ainda novo, para o Reino de Granada onde aprende a cultura islâmica. Volta a Portugal e torna-se explorador secreto ao serviço da corte, visita o médio Oriente, a Itália, a Holanda, o Brasil, explora África, Índia, Indonésia.

É esta a história do legendário Português que terá inspirado Thomas More a escrever a Utopia.

Carregado de personagens históricas: De D.João II a Américo Vespúcio, Francisco de Almeida, Afonso de Albuquerque, D.Manuel I, Gil Vicente e Abu 'Abd Allāh Muhammad XII. Um romance que vale a pena ler, carregado de história que mostra Portugal e o mundo entre 1453 e 1540.

Aqui fica um excerto:

Foi então com minha alma muito leve que entrei na câmara d'El-Rei, e que lhe falei com muito bons modos: "Senhor, já Cristóvão Colombo foi a Castela."
E porque mais levava ainda em meu coração para lhe dizer, segui falando: "Senhor, deixai-me ir saber por terra como há-de vossa senhoria mandar alguém ao descobrimento do caminho da Índia por mar."

Nenhum comentário: