sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Filme da semana: Revolutionary Road

Título: Revolutionary Road
Actores principais: Leonardo DiCaprio e Kate Winslet
Nota no IMDB: 7.9/10

Aí estão eles, a dupla terrível do Titanic, novamente juntos. Nesta noite do cinema cabe-me a mim fazer o resumo deste filme. Esta é a minha primeira crítica neste blog (do qual não gosto nada do nome, mas isto é outra história) por isso não sejam muito duros. Pode-me ter escapado alguma coisa.

Este é um filme bla bla bla... bla bla bla, bla bla. Bla bla blaaaaa, bla blabla bla, blablabla bla bla bla bla. Bla bla! Bla blablabla? Bla! Blablablablablabal...

(onde está o iceberg?)

bla bla bla blaaaaaaaa! Bla! Bla! Blabla? Bla! Bla? Bla bla!

- Bla bla! Bla, bla, bla...

(cai um pano e aparece os seios de uma gaja)

Bla bla bla, bla bla.

(zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz)

Bla, bla, bla, bal, bal. BAL? BAL? Bla! Bla.

(O maluco é a personagem mais fixe do filme)

Bla bla bla... Bla

(Não, o maluco está a ir embora!!!)

Bla bla bla bla bla bla bla bla bla!!! Bla! Bla? Bla! Bla?

Bla!

The End

P.S: Este texto foi realizado sem copy/paste.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Jonathan Strange & Mr Norrell

Autor: Susanna Clarke
Data: 2004
Língua: Inglês (recomendado)
Amazon: 4
Ficção, Histórico, Fantasia

Imaginem que alguém conseguia juntar os mais obscuros de Magia! Não apenas o Livro de S.Cipriano, mas os mais raros que só são encontrados nas bibliotecas das velhas mansões europeias, e usar isso para se tornar no único, verdadeiro mágico do mundo. Até que aparece uma segunda personagem que tem uma propensão natural para ser mágico e se torna no seu discípulo. Rapidamente o discípulo ultrapassa o mestre e acabam por se envolver mais na Magia do que estavam à espera.

Passado numa Inglaterra (e não só) que tenta libertar-se da ameaça Napoleónica, esta história retrata fielmente a paisagem europeia dessa época e assume um novo recontar da história das invasões francesas com um elemento novo: a Magia.

"They had been recommended to a hotel in Shoemaker-street which belonged to a Mr Prideaux, a Cornishman. Mr Prideaux's guests were almost all British officers who had just returned to Portugal from England or who were waiting for ships to take them on leave of absence. It was Mr Prideaux intention that during their stay at his hotel should feel as much at home as possible. In this he was only partly successful. Do whatsoever he might, Mr Prideaux found that Portugal continually intruded itself upon the notice of his guests. The wallpaper and furnishings of the hotel might all have been brought originally from London, but a Portuguese sun had shone on them for five years and faded them in a peculiarly Portuguese manner. Mr Prideaux might instruct the cook to prepare an English bill of fare but the cook was Portuguese and there was always more pepper and oil in the dishes than the guests expected. Even the guests' boots had a faintly Portuguese air after the Portuguese bootboy had blacked them."

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A lenda Ð Martim Regos

Autor: Pedro Canais
Data: 2004
Língua: Português
Romance

Este livro, escrito no mesmo estilo da Peregrinação de Fernão de Mendes Pinto (demora um bocado a habituar a leitura), relata as aventuras de uma vida de um Ribatejano que foge, ainda novo, para o Reino de Granada onde aprende a cultura islâmica. Volta a Portugal e torna-se explorador secreto ao serviço da corte, visita o médio Oriente, a Itália, a Holanda, o Brasil, explora África, Índia, Indonésia.

É esta a história do legendário Português que terá inspirado Thomas More a escrever a Utopia.

Carregado de personagens históricas: De D.João II a Américo Vespúcio, Francisco de Almeida, Afonso de Albuquerque, D.Manuel I, Gil Vicente e Abu 'Abd Allāh Muhammad XII. Um romance que vale a pena ler, carregado de história que mostra Portugal e o mundo entre 1453 e 1540.

Aqui fica um excerto:

Foi então com minha alma muito leve que entrei na câmara d'El-Rei, e que lhe falei com muito bons modos: "Senhor, já Cristóvão Colombo foi a Castela."
E porque mais levava ainda em meu coração para lhe dizer, segui falando: "Senhor, deixai-me ir saber por terra como há-de vossa senhoria mandar alguém ao descobrimento do caminho da Índia por mar."

Filme da semana: Warlords


Ano: 2007
Origem: China | Hong Kong
IMDB: 7.3
Duração: 110m
Acção, Drama, Histórico, Guerra


Eis um filme que quase dá para dormir. Quase porque no meio dos pedaços para dormir há tanta, tanta violência que era capaz de meter dó aos mais perigosos prisioneiros de Guantánamo.

Quem espera ver um filme com chineses a aplicar fantásticas artes marciais, saltos que fazem os records olímpicos parecerem coisas de crianças e especial quem está a espera daqueles filmes do tipo shaolin não vá ver este filme. Quem espera ver lanças a entrar pelo corpos, membros a serem arrancados e mortos, muitos mortos então este é o filme ideal. Está curioso em saber a quantidade de mortos? Some os mortos de Rambo 1,2,3, Bambi, Predador e Fim-de-Semana com Morto e tem: uma cena de 5 minutos no meio deste filme.

A história do filme não é má, sempre é melhor pagar para ver este filme que, sei lá, o Amália. É baseado em dados históricos e passa-se numa China em Guerra Civil (1870). A personagem principal é interpretada por Jet Li, que dá vida a um guerreiro sem escrúpulos. Também em papéis principais Andy Lau, Takeshi Kaneshiro (formam a irmandade guerreira com Jet Li) e Jinglei Xu (papel de esposa da personagem de Takeshi Kaneshiro).

Um grande aparte, houve um cena com cortinados de puro non-sense, que até me levou a verificar se algum dos Monty Python foi argumentista neste filme, não foram, mas os argumentistas estiveram muito bem. Aconselho a verem o filme Kung Pow antes de verem este, vão se divertir bastante mais.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Restaurante La Mafia Se Sienta A La Mesa

Localização: Rua Brito Capelo 1133 - Matosinhos
4450-078 MATOSINHOS
Ver no mapa
Telefone: 229378896

Estive lá recentemente, neste Natal. Não me esquecerei porque o aquecimento estava avariado e estava tão frio que quando a pizza chegou à mesa, já vinha fria (não estou a exagerar). Em suma isto descreve a minha experiência, para além de que não tinha nada de extraordinário. É apenas mais um (franchising) restaurante Italiano, com espaço suficiente para grupos.
O atendimento foi simpático e posteriormente, derivado da minha queixa, mais alguma troca de email, ofereceram um desconto na próxima visita.

The Melancholy death of Oyster boy & other stories

Autor: Tim Burton
Data: 1997
Língua: Inglês (recomendado)
Amazon: 4.5

Um pequeno livro com pequenos contos que se lê em 15 minutos. Mas estes não são contos de se contar ao seu filho. São versos macabros em que as personagens sairam da mente do autor de Eduardo Mãos (1990) de tesoura ou Nigtmare before Christmas (1993).

Não consigo resistir a deixar aqui um pequeno excerto, o meu favorito:



Unwisely, Santa offered a teddy bear to James, unaware that he had been mauled by a grizzly earlier that year

Infernal Affairs - Infiltrados (2002)

Ano: 2002
Origem: Hong Kong
IMDB: 8.1
Duração: 100m
Acção, Drama

Um policia infiltrado num grupo criminoso e um criminoso infiltrado na policia. O objectivo é de encontrarem um ao outro. Um policial bem à moda asiática onde a personalidade das personagens é mais detalhada, a serem mais aprofundadas tornando um bom policial num drama onde as personagens tentam encontrar-se a si próprias. Seguramente um filme que vale a pena ver.

Este filme valeu ainda um remake, The Departed (2006), bem à moda de Hollywood que tem de fazer remake de tudo o que é bom (e não só), apesar de que ainda não vi este último.